segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM AOS EX GOVERNADORES



                                     HOMENAGEM AOS EX GOVERNADORES
            Companheiro Presidente Jarbas Alvim, Companheiro Governador Daniel de Almeida Cubas e a CaL Celina nas pessoas de quem saúdo todos os componentes da Mesa Diretora dos trabalhos desta tarde bem como saúdo todos os Governadores e Governadoras que com suas presenças engrandecem nossa festiva,  companheiros de outros clubes que nos prestigiam com suas presenças amigos que nos visitam.  
            Esta homenagem que prestamos aos nossos Governadores e Governadoras não é apenas uma homenagem que ao seu final daremos um troféu. É uma homenagem que prestamos aos serviços que nossos Governadores fizeram em favor do Leonismo e é exatamente por ser este um momento especial queremos cada vez mais termos momentos como este. Porque prestar homenagem aos nossos ex- Governadores e Governadoras é manter sempre acesa a chama do passado, um passado de glórias e realizações.
            Manter acesa a chama do respeito, lealdade e acima de tudo do companheirismo que é a essência do nosso movimento, sem companheirismo não há Leonismo. É evidente que companheirismo não é tudo, precisamos paralelamente ao companheirismo praticarmos o trabalho leonistico.
            Vocês são guardiões do Leonismo, são como as estrelas, ás vezes não as vemos, mas sabemos que estão lá.
            Vocês têm a experiência adquirida no passado a serviço do futuro.
            Cada vez que sou destacado pelos meus companheiros do Monções para saudar os nossos valorosos Governadores e Governadoras faço com muito orgulho e satisfação, pois vocês são merecedores desta homenagem.
            Vocês todos cumpriram com suas missões quando foram Governadores, porém ao termino de suas jornadas vocês não guardaram suas armas, mas sim continuaram e continuarão a lutar pelo Leonismo, continuarão a incentivar novos e antigos companheiros a cerrar fileiras em torno de um bem comum e de servir desinteressadamente.
            Vocês com suas presenças constantes em nossas festivas demonstram o interesse em participar dos acontecimentos em nosso Distrito numa demonstração que a missão de cada um de vocês não termina ao fim do mandato, mas continua sempre a nos engrandecer e a nos mostrar que a cada um de nós está reservado continuarmos nossas missões propagando o nome Lions sempre que em qualquer oportunidade pudermos praticar um ato de amparo a alguém que precise de uma ajuda, enfim precise de um ombro amigo.
            A presença de vocês Governadores e Governadoras mantém viva esse nosso compromisso de servir ao próximo não importa a posição que ocupamos em nossos Clubes ou Distrito todos nós devemos nos manter unidos em torno do nosso ideal  de servir.
            Um ideal não se exaure ele é eterno, pois nossos sentimentos não podem ser medidos, nossos sentimentos estão guardados dentro de cada um de nós.
            E vocês Governadores e Governadoras representam a materialização de nossos sentimentos e a vontade de servir desinteressadamente.
            Quero mais uma vez agradecer a presença de todos e em especial a presença do nosso querido Governador Salvador Alcaro o qual mesmo convalescendo de grave enfermidade fez questão de aqui comparecer demonstrando o verdadeiro espírito de companheirismo que tão bem caracteriza os grandes lideres do nosso Distrito.
                                                                Muito obrigado 
CL Joaquim de Camargo Lima Junior
LC SP Monções
Distrito LC-2

 





Ex-Governador – Uma Força no Lions
Tenho ouvido alguns comentários entre companheiros, com referência ao posicionamento de ex-governadores na sua vida leonística pós-governadoria.
Esses “críticos” entendem que eles devem “retornar à planície leonística“, após o seu mandato, deixando a área livre para o governador em exercício e o indicado.
Chegam a pensar, e alguns a dizer, que os ex-governadores gostam muito de “aparecer” o que, convenhamos não é verdade, sendo, sobretudo, injusto tal conceito. Simplesmente, ocorre o fato de que eles vibram com a Causa Leonística e, por isso mesmo, participam intensamente dos debates e sempre respondem de forma positiva aos convites para apresentar teses e trabalhos, alicerçados em seus conhecimentos e experiências sobre os assuntos específicos de Lions, uma vez que muito estudaram e foram até preparados para tal cargo.
É preciso que se dê certa ênfase à figura do Ex-Governador reconhecendo neste companheiro, antes de tudo, um leão que, por mais de um ano, se dedicou em regime “full time” à administração de seu distrito, com muitos sacrifícios pessoais, familiares e financeiros.
Ser Ex-Governador é muito mais difícil que governador. Explico: para o desempenho do mandato, o governador se preparou para tal e também programou a sua vida particular e profissional para aquele ano de dedicação integral, enquanto o Ex-Governador o será sempre, comparecendo a cada ano e sem qualquer espécie de ajuda financeira, às assembléias, fóruns, Conselhos Distritais, Convenções Distritais, Convenções do Distrito Múltiplo LC e até de Convenções Internacionais.
O enorme investimento: de tempo, trabalho, saúde, aprendizado, dinheiro, alegria, tristeza, tensão, emoção, decepção, representado pela doação de um ano inteiro de sua vida servindo como governador, não deve ser jogado fora ou permanecer sem uso. Ele tem de ter retorno, como se fosse um capital investido.
A partir do momento em que, voluntariamente ele aceita uma indicação e passa a exercer um cargo dentro do seu distrito, ele deve assessorar o governador e suplementar os esforços deste em tarefas de difícil execução, principalmente no trabalho de fortalecer os clubes fracos, infundindo entusiasmo aos clubes, utilizando a experiência adquirida no passado, a serviço do futuro de nosso distrito.
A Filosofia de Lions está impregnada pelo ideal de servir, repleta de ensinamentos éticos, incentivando respostas honestas às perguntas simples e profundas, contidas nos Ensinamentos Leonísticos.
Cumpre ao ex-governador utilizar a experiência adquirida no passado, a serviço do futuro. Para que jamais possa pairar, dentre os demais leões de nosso distrito, a mais leve suposição de que a tarefa do Ex-Governador terminou.
O obsoleto, o omisso, o desinteressado, o desinformado, o acomodado são qualificativos que em hipótese alguma se coadunam com a atualização, a participação, o interesse, a informação e a atividade que caracterizam os Ex-Governadores.
O Ex-Governador é o veículo catalisador do entusiasmo, da coragem e do idealismo dos mais de 41  mil companheiros em 1.605 (posição em 30 de junho  de 2010) clubes no Brasil, aguardando confiantes, a oportunidade de demonstrar sua fé no futuro do Lions e o reconhecimento do ideal de Servir!

CL Paulo Fernando Silvestre
Membro da Escola de Formação de Líderes do DLC-2
Editor do Site de Instruções Leonísticas 
www.instrucoesleonisticas.jor.br
Assessor de Instruções Leonísticas da confraria APLIONS (Apaixonados por Lions)
Associado do Lions de São Paulo – Ipiranga – Distrito LC-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário